top of page
Buscar

Facetas e lentes de contato são iguais? Descubra as diferenças

Atualizado: 12 de jan. de 2021


A procura pelas facetas e lentes de contato em Santa Catarina está crescendo muito. São diversos procedimentos diferentes que podem ser indicados dependendo do caso de cada paciente.

Os procedimentos vêm sendo cada vez mais procurados por pessoas que querem ter um sorriso perfeito ou que desejam corrigir algumas falhas.


Segundo o Dr. Guilherme Caldas, especialista em dentística na Clínica Ribeiro & Bittencourt, a indicação das lentes de porcelana e das facetas dentais é específica para cada caso, sendo necessária uma consulta para uma melhor avaliação, momento no qual serão avaliadas as necessidades e as possibilidades de confecção das lentes.


Neste artigo, abordaremos as principais diferenças entre lente entre contato e faceta em Santa Catarina e discutiremos para quem são indicadas e os principais cuidados que devem ser tomados. Acompanhe!


Qual a diferença entre lente de contato e faceta?


As facetas e lentes de contato são estruturas em porcelana, que podem aumentar e melhorar o formato dental, como em casos nos quais as restaurações não duram ou, até mesmo, para alterar a cor das estruturas dentais, por exemplo, em situações nas quais foi feito tratamento de canal e o dente escureceu.


Apesar de ter se popularizado, ainda existem muitas dúvidas sobre as facetas e lentes de contato. Vamos apresentar as principais diferenças entre elas.


A faceta é um laminado ultrafino feito de porcelana (0,7 mm de espessura), moldado de acordo com o tamanho e a cor dos dentes, sendo neles aplicados, corrigindo imperfeições, como cor e desalinhamento dentário.


Ela é usada para cobrir vários tipos de imperfeições nos dentes e tem alta durabilidade, sendo mais indicada em casos de:

  • correção de cor

  • correção de irregularidade

  • fraturas nos dentes

  • manchas causadas por fluorose

  • rachaduras ou manchas

As lentes de contato são mais finas, medindo de 0,2 a 0,4 mm, sendo indicada em casos mais leves. Geralmente, elas são indicadas para:

  • leves correções de cores

  • pequenos desgastes

  • espaços pequenos entre os dentes

  • pequenas irregularidades de tamanho




Para quem são indicadas?


As facetas e lentes de contato em Santa Catarina podem ser consideradas procedimentos estéticos ou de saúde, seja dos dentes ou até mesmo mental, uma vez que um sorriso bonito eleva a autoestima da pessoa.


Para os tratamentos, é importante consultar um profissional e avaliar cada caso. Por isso, as facetas e as lentes de contato são indicadas a todos os que desejam ter um sorriso perfeito ou corrigir defeitos, como irregularidades de tamanho, de cor e até de distância dos dentes.


Para quem não é indicado?


Apesar de serem tratamentos seguros, existem casos nos quais as facetas e lentes de contato não são indicadas, como:



Quais cuidados devem ser tomados com as facetas e lentes de contato?


É importante visitar periodicamente o dentista para fazer a profilaxia dos dentes com as facetas ou lentes de contato. Nessa consulta, são feitas a limpeza e a conferência da área de união entre o dente a peça de porcelana para identificar se há falhas ou infiltrações.


O tempo de retorno é indicado pelo próprio dentista que realizou o tratamento. Além disso, para que o paciente mantenha uma boa saúde gengival, é importante o uso do fio dental diariamente. Assim, suas facetas estarão sempre bem cuidadas, trazendo longevidade ao tratamento. Outros hábitos importantes ao colocar facetas ou lentes de contato são:

  • não roer unha

  • evitar alimentos muito duros

  • não morder objetos

  • não abrir embalagens com os dentes

  • manter a higiene bucal


Existe o risco de as facetas e lentes de contato caírem?


Uma dúvida frequente que recebemos dos pacientes é se as facetas ou lentes de contato podem quebrar ou cair.


Por isso, o dentista da Clínica Ribeiro & Bittencourt, Dr. Guilherme Vinicius Silva, explica que, com a indicação correta e com os avanços das tecnologias dos materiais que são utilizados na clínica para a cimentação, o risco de descolamento é muito baixo.


O profissional, especializado em prótese, fala que se o paciente não tem hábitos deletérios como roer unha, morder caneta e/ou bruxismo e tem uma mordida equilibrada, o risco de que as lentes ou facetas caiam ou fraturem são extremamente baixos.


Ribeiro & Bittencourt: o melhor lugar para o seu sorriso


Um dos pontos mais importantes para quem quer ter dentes com faceta ou dentes de porcelana em Santa Catarina é procurar a clínica certa para os procedimentos. Com experiência e especialização em deixar sorrisos perfeitos, a Ribeiro & Bittencourt é uma das mais reconhecidas do mercado.


A Dr. Elenize e o Dr. Paulo, responsáveis pela Ribeiro & Bittencourt, são reconhecidos pela ética profissional e pelo atendimento humanizado que ambos oferecem.


A Ribeiro & Bittencourt conta com sedes em três municípios catarinenses, Araranguá, Santa Rosa do Sul e Sombrio, e todas com os mais diversos serviços. Confira:

  • aparelho ortodôntico

  • preenchimento labial

  • lipo de papada

  • lentes de contato

  • aparelho invisível

Tudo isso além dos tratamentos de ortodontia, periodontia, implantes e endodontia.


Desde o início do acompanhamento até a finalização dos procedimentos, a Ribeiro & Bittencourt pensa no sorriso e no conforto do cliente. A atuação dos profissionais é pensada para oferecer o resultado desejado.


Para mais informações sobre a Ribeiro & Bittencourt, acesse o nosso site ou entre em contato para agendar uma consulta.



Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page