top of page
Buscar

Será que devo ir ao consultório odontológico em tempos da COVID-19?


Será que devo ir ao consultório odontológico em tempos da COVID-19? Depende… Se você pertence ao grupo de risco e não está com nenhuma urgência odontológica, FIQUE EM CASA! Caso contrário, pode ir sim.


Para garantir a segurança de pacientes e profissionais nossas clínicas adotaram uma série de protocolos de segurança e prevenção além dos que já costumavam praticar, afinal sempre foi de responsabilidade dos dentistas tomar medidas de prevenção e controle para evitar contaminações cruzadas e disseminação de doenças durante o tratamento odontológico. Com a pandemia da Covid-19, o que aconteceu foi reforçar ainda mais esses cuidados com uso de equipamentos de proteção mais seguros e medidas de higiene adequadas e rigorosas. O grande problema do atendimento odontológico são os aerossóis produzidos pela caneta de alta rotação usada nos procedimentos de restaurações e também a proximidade entre profissional e paciente, que em odontologia não tem como evitar. Mas afinal o que mudou então? Não se assustem, tudo estará diferente para sua segurança! A partir de agora quem chegar na Clínica Odontológica Ribeiro & Bittencourt, por exemplo, perceberá as mudanças já na entrada. Há marcações de distanciamento na recepção para que os atendimentos fiquem mais seguros e não aconteça aglomero de pessoas; algumas cadeiras foram retiradas da sala de espera para aumentar a distância entre os pacientes; o bebedouro foi desativado evitando assim mais um foco de contágio – portanto LEVE sua garrafinha de água -. Focados na prevenção, álcool gel está à disposição dos clientes em todos os ambientes. Para entrar na área dos consultórios é preciso ainda mais cuidados, seguindo um protocolo de higienização das mãos, assim como higienização bucal por meio de bochecho com solução adequada. Ainda são oferecidos uma proteção para os calçados,para que não haja contaminação dos ambientes pelos calçados usados na rua e isso é feito por uma máquina automática apropriada.

Os profissionais já estarão esperando seus pacientes paramentados com proteção de calçados ,aventais descartáveis sobre seus jalecos, touca, óculos de proteção, máscara N95, protetores faciais e luvas. As salas são higienizadas, devidamente ventiladas, e desinfetadas com produtos indicados pelos órgãos de saúde. As consultas estão mais espaçadas, mas na Clínica Odontológica Ribeiro & Bittencourt há cinco consultórios individuais, permitindo o rodízio das salas, deixando assim os atendimentos ainda mais seguros. Portanto não deixe sua saúde bucal de lado! Apesar da pandemia a nossa vida tem que continuar e não é só responsabilidade do governo resolver esse problema. É responsabilidade de cada cidadão respeitar as regras, se proteger e proteger as outras pessoas. Mais do que nunca, temos que ser conscientes e informados. Lembre-se: nessas novas regras de convívio social, não faça para os outros o que não quer que façam para você!!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page