Buscar
  • Ribeiro e Bittencourt

Mitos e verdades sobre tratamento ortodôntico em adultos

Como consequência do fácil acesso à tecnologia, há uma grande conscientização da sociedade quanto à importância da saúde bucal e, por isso, as pessoas começaram a se inteirar das vantagens de se realizar um tratamento ortodôntico.


A cada dia, realizar um tratamento ortodôntico em adultos tem sido mais comum. As novas tecnologias permitem opções mais terapêuticas, simples e duradouras, o que acaba atraindo a atenção do público mais maduro.


Além das mudanças estéticas, as pessoas que procuram esse tipo de tratamento buscam melhora na saúde, qualidade de vida e as mais variadas opções de uso de aparelho.

A seguir, veja tudo sobre aparelho ortodôntico, o que é necessário para iniciar o tratamento e os principais cuidados que devem ser tomados. Acompanhe!


Tratamento ortodôntico em adultos: vale a pena fazer?


A busca por tratamento ortodôntico em adultos cresceu exponencialmente nas últimas três décadas, e essa demanda é uma consequência de diversos fatores, tais como:

Entretanto, o fator mais importante foi a mudança na concepção do que é importante para os adultos — que antigamente não se interessavam devidamente pela saúde bucal.


Todos esses fatores nos levam a ressaltar que, ainda hoje, o tratamento ortodôntico em adultos continua sendo um serviço essencial àqueles que buscam por melhora na qualidade de vida.


As técnicas e os equipamentos mais modernos, como o famoso aparelho odontológico transparente, permitem entregar um tratamento de alta qualidade e modernidade, atraindo ainda mais a atenção daqueles que precisam do serviço.




Quando é indicado o tratamento ortodôntico em adultos? Entenda qual é o seu caso


Como diz o ditado, com saúde não se brinca, principalmente em relação à saúde bucal. Adultos que buscam ir ao dentista regularmente demonstram ter uma melhora significativa na qualidade de vida.


O tratamento é iniciado após uma consulta obrigatória com um ortodontista. Esse profissional é responsável por analisar e diagnosticar o estado da arcada dentária do paciente, que é o fator mais importante a ser observado antes do uso de aparelhos.


O tratamento, então, prosseguirá se os dentes, as gengivas e os tecidos ósseos estiverem saudáveis e, caso estejam precisando de cuidados, a prioridade é tratá-los antes de qualquer outro procedimento.


Dito isso, é indicado o uso do aparelho ortodôntico para adultos que têm como objetivo tanto a correção estética quanto em problemas no posicionamento da mordida, que pode estar ou muito para frente ou muito para trás e interferir diretamente nas funções orais.


Além disso, problemas relacionados a mordida afetam diretamente no cuidados com os dentes, já que com a mordida irregular, consequentemente determinados dentes serão sobrecarregados, ocasionando em problemas gengivais, articulares e até mesmo fraturas dentárias.


Veja as principais diferenças entre o tratamento ortodôntico em adultos e em crianças.


Qual a diferença do tratamento ortodôntico em adultos e crianças?


A principal razão para o uso do aparelho ortodôntico ser indicado para quando se é mais jovem é que, quando usados em crianças, eles,em alguns casos, conseguem corrigir a base óssea do paciente, o que acaba resultando em um tratamento muito mais completo e precoce, sem muitas complicações.


Já em relação a pessoas na fase adulta, o aparelho só é capaz de corrigir o posicionamento dos dentes. Caso seja necessário o conserto das bases ósseas, o indicado é o tratamento por meio de cirurgia ortognática.


Entretanto, apesar dos métodos diferenciados, o resultado será o mesmo, logo nunca é tarde para cuidar dos dentes.


O tempo de uso do aparelho odontológico é o mesmo?


Como explicamos, o fato de crianças e adolescentes estarem em fase de crescimento auxilia no processo.

Entretanto, é importante ressaltar que a idade em si não é um fator impactante com relação ao tempo de uso do aparelho, visto que este depende do organismo de cada pessoa, e não da sua idade.


O que é necessário para iniciar o tratamento ortodôntico em adultos?


Com a informação em mãos, é hora de iniciar o seu tratamento. A primeira consulta geralmente é composta de um diagnóstico geral das condições.

Após a consulta, caso não apareça nenhum problema mais grave a ser tratado, são passados os exames específicos para a preparação do aparelho ortodôntico, ou seja, o tempo de início do tratamento ortodôntico em adultos varia de acordo com a saúde bucal do paciente.


Cuidados durante o tratamento: entenda o que é necessário


Após o início do tratamento, o dentista responsável pelo caso irá detalhar todas as medidas que você precisará tomar caso queira sucesso no tratamento.

  • Consultas regulares (mensais) ao consultório do dentista

  • Recomendações de higiene (como fazer a escovação correta, como utilizar o fio dental etc.)

  • Soluções para possíveis complicações

  • Recomendações gerais e específicas para cada caso

O seu dentista ainda pode sugerir uma lista de alimentos que devem ser evitados durante o uso do aparelho ortodôntico, como pipoca e alguns outros que deixam nos dentes resquícios difíceis de eliminar.


Entretanto, note que geralmente a recomendação é evitar, e não a total proibição.


Tirou todas as suas dúvidas sobre a realização do tratamento ortodôntico em adultos?


Buscamos desmistificar ideias de que o uso de aparelho ortodôntico é algo voltado apenas para jovens. Muito pelo contrário, muitos adultos que procuram o tratamento voltam do dentista com resultados excelentes, aumento na autoestima e na confiança.


Então, não perca tempo e marque já uma consulta com um dentista. Para ler mais conteúdos como este, acesse o nosso site.


Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos em nosso blog:

17 visualizações0 comentário

Araranguá

Av. Getúlio Vargas, 774 - Centro, Araranguá - SC, 88900-035

Fone (48) 3524-0797

WhatsApp (48) 99904-0245

Segunda a Sexta das 08:00 ás 20:00

Santa Rosa do Sul

R. Alberto Trajano, 244 - Centro, Santa Rosa do Sul - SC, 88965-000

Fone (48) 3534-1393

WhatsApp (48) 99963-5645

Segunda a Sexta das 08:00 ás 20:00

Sombrio

R. Caetano Lumertz, 565 - Centro, Sombrio - SC, 88960-000

Fone (48) 3533-3401 

WhatsApp (48) 99673-1478

Segunda a Sexta das 08:00 ás 20:00