Buscar
  • Ribeiro e Bittencourt

Vitamina C para o rosto: confira os principais benefícios



Todos já sabem o quanto a vitamina C é eficiente no combate a gripes e resfriados, e que um bom nível dessa vitamina no organismo, garante mais força ao sistema imunológico. Além disso, ela é responsável por ajudar na absorção de ferro, na redução do colesterol, e claro, no combate a infecções e outras doenças.


Entretanto, poucos sabem dos benefícios da vitamina C para o rosto, que variam desde o rejuvenescimento da pele até a melhora da sua textura e coloração.


Ainda, a vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, tem um ativo que combate os radicais livres, que são moléculas estimuladas no dia a dia pela poluição, radiação solar, tabagismo, estresse, entre outros fatores de agressão.


Confira, a seguir, porque utilizar a vitamina C para o rosto, quais os benefícios e como ela pode influenciar nos procedimentos estéticos. Acompanhe!


O que é vitamina C?


A vitamina C exerce diversas funções importantes para o corpo. Ela tem um nutriente que ajuda na reparação dos tecidos da pele e na produção de enzimas.


Você sabia que a vitamina C não é produzida pelo nosso corpo? É isso mesmo, a única maneira de adquiri-la é por meio de suplementos ou na absorção dos alimentos — frutas como laranja, acerola e caju são ricas nessa vitamina.


Embora os alimentos naturais sejam fontes riquíssimas de vitamina C, são os produtos dermatológicos que mais entregam benefícios imediatos para a pele. Uma aplicação na pele é geralmente 20 vezes mais eficiente, dependendo do produto.


Como a vitamina C influencia a odontologia e os procedimentos estéticos?


A vitamina C não traz benefícios apenas para sua pele, mas também colabora com a sua saúde bucal, pois tem a capacidade de fortalecer a gengiva.


Essa vitamina também é capaz de fortalecer sua imunidade contra a gengivite e ainda ajudar na prevenção da queda dos dentes.


Destacamos também a participação da vitamina na formação de colágeno, o que contribui diretamente para deixar nossa pele com uma aparência mais bonita.


Além disso, a vitamina C é muito utilizada complementando ou em associação com procedimentos estéticos, como o microagulhamento, o skinbooster, a fototerapia e a plástica biofotônica.


Quando relacionada com procedimentos de harmonização, a vitamina C contribui com diversos benefícios à pele, como mantê-la firme, na prevenção de rugas ou do envelhecimento precoce. Confira mais detalhes a seguir.




Quais são os benefícios da vitamina C para o rosto?


Como já citamos anteriormente, essa vitamina carrega diversas vantagens para o nosso corpo, mais precisamente para a nossa pele. A seguir, confira alguns benefícios da vitamina C para o rosto.


Pele mais jovem


O consumo/a aplicação adequada de vitamina C para o rosto favorece a produção de colágeno, que potencializa a derme, suaviza as linhas de expressão e é essencial para uma pele firme e jovem.


Proteção UV


Unida com o protetor solar, a vitamina C contribui para a proteção das células da pele do nosso rosto, fortalecendo contra danos causados por exposição exagerada a raios ultravioleta.


Equilíbrio da melanina


A vitamina C para o rosto também ajuda a inibir a produção de melanina. Dessa forma, problemas como pontos escurecidos na pele, diferenças da cor da pele do rosto e hiperpigmentação podem ser amenizados, o que também contribui para uma pele mais brilhante.


Regeneração das células


Como se não bastasse, a vitamina C também ajuda na regeneração e na recuperação de células saudáveis, o que contribui para a reparação de danos causados por exposição solar e perda de colágeno.


Quais são as formas da vitamina C em cosméticos?


A vitamina C é conhecida entre os manipuladores por ser muito frágil e delicada. Sua fórmula perde facilmente suas propriedades quando em contato com luz, água ou ar.


Para suprir as necessidades dos clientes, foram criados os cosméticos derivados dessa vitamina.


Os três derivados de vitamina C para o rosto mais utilizados nos dias de hoje são:

  • Ascorbyl palmitate: sendo o mais comum derivado em cosméticos, ele apresenta uma fórmula lipossolúvel da vitamina C. Além disso, ele não irrita a pele e tem alta estabilidade.

  • Magnesium ascorbyl phosphat: esse derivado é ideal para quem tem pele sensível e delicada, mas sente vontade de usufruir do efeito estimulante obtido pela produção de colágeno potencializada pela vitamina C.

  • Tetrasubstudies lipophilies ascorbates: uma nova geração de derivados, muito estável e eficaz em estimular a síntese de colágeno.

Derivados como os descritos podem ser encontrados em diversas formas nos produtos farmacêuticos, ou seja, há uma multiplicidade de produtos com vitamina C para o rosto.


Seja na forma de soros, cremes e hidratantes, ela é versátil o suficiente para se encaixar em variadas situações.


Então, o que está esperando para comprar o seu sérum, protetor solar ou até mesmo hidratante para o rosto com vitamina C?


É importante também começar com cautela e consultar um dermatologista antes de qualquer aplicação.


Quer saber mais informações relacionadas ao tema? Então acesse o nosso blog ou entre em contato.


Gostou da leitura? Então, estes conteúdos também podem interessar:


275 visualizações0 comentário